João I, Bispo
Servo dos Servos de Deus
Caríssimos cardeais, bispos, presbíteros, seminarista e porção do povo de Deus, graça e paz.
É findada minha missão à frente da Santa Igreja. Acolhi com amor e zelo a missão a mim confiada, porém, é hora de dizer adeus. Quando eleito, no primeiro conclave, no primeiro escrutínio, meu coração se encheu de alegria ao ver que meus irmãos cardeais confiaram em mim.
Foi um Papado curto, eu sei, mas um Papado onde colhemos bons frutos. A abertura e crescimento de Aparecida, a construção e organização da base da Igreja, o descobrimento e acolhimento de novas vocações e o que mais deu trabalho, a construção dos quartos de Roma.
Agradeço a Dom Odilo por ser tão cuidadoso com as construções, a Dom Ailton pela busca de novas vocações, a Dom Camilo pelo magnífico trabalho à frente do Santuário Nacional de Aparecida, a Dom Antônio e Dom Viglietti pelo belíssimo trabalho junto ao Patriarcado de Lisboa e a Dom Joaquim pelos trabalhos diplomáticos realizados em favor da Santa e Una Igreja Católica.
Aos bispos, padres e seminaristas, muito obrigado pelo seu sim a Deus e à Igreja, que o Pai de misericórdia possa fazer de vocês verdadeiros instrumentos de Deus para o anúncio da boa nova.
A falta de tempo para o clero foi o motivo pelo qual me vi forçado a escrever o presente documento e espero, de todo coração, um dia ter tempo o suficiente para me atentar às necessidades do clero.
Desde já saúdo o novo eleito que irá me suceder na chefia da Santa Igreja Católica Apostólica Romana e desejo prosperidade ao seu Papado.
Roma, 11 de fevereiro de 2022
+ João Pp. I
______________________
Pontífice.
.png)